QUEM SOMOS

NASCE O JEITA
(Reynollds Augusto)

Confesso a todos vocês que eu estava meio que preocupado. Uma preocupação descabida, mas preocupado.
Descabida, pois Deus, a força suprema da vida, causa primária de tudo que existe e perfeição absoluta, não está cochilando e sabe para onde encaminhar os seus filhos, que somos todos nós. E é por isso que tudo está certo e tudo são colheitas.  Nada de novo no horizonte da existência e a vida corre segura em direção ao seu fim que é levar todos á busca da perfeição. No meio do caminho têm muita dor, percalços, desilusões que são conjunturas temporais, frutos de nossas ações e também pensamentos, pois a vida em concretude provém do pensamento.  Mas também há muitas alegrias, conquistas, satisfações. Não podemos ser “um homem de um olho só”.



O grande Einstein já dizia que a vida é um grande pensamento e que Deus não joga dados. Engana-se quem pensa que o Pai está deixando tudo correr sem controle.
Preocupado, pois somos responsáveis e comprometidos em dar a nossa parte para que o mundo melhore.  É preciso ter compromisso. Um professor, sem compromisso; um político sem compromisso; um administrador, sem compromisso; um juiz sem compromisso; um advogado sem compromisso, um jornalista, delegado, profissional... Um cristão sem compromisso, em vez de ajudar compromete o equilíbrio em todos os sentidos. A face da terra estaria mais suave se todos nós tivéssemos o compromisso dos homens conscientes e não a capa da hipocrisia que ilude os desavisados.

- “hipócritas! Até quando estarei convosco” (Jesus)


A minha amiga Pauliane dos Santos, mas carinhosamente chamada de Paulinha e esposa do jovem Vandeilton, me incumbiu de uma missão difícil, que é abrir o blog da juventude espírita de Itaporanga com um texto inaugural.  O nome escolhido por todos foi JEITA (Jê í ta) que significa Juventude Espírita de Itaporanga.  E aquela preocupação inicial que eu tinha, juntamente com Vicente, de como daríamos continuidade com a juventude espírita foi resolvida pelas forças da vida, pela jurisdição divina. Não é que o jovem casal veio morar na Rainha do Vale, majestade da felicidade! O grupo agora está bem conduzido por dois jovens que são espíritas, com compromisso. Pois existem muitos, sem compromisso, mas isso é um fenômeno que acontece em todos os setores sociais. Deus conta com os que têm compromisso, pois os descompromissados demoram a acordar e fatalmente não farão parte, de logo, do “banquete de celeste”.


Outro dia estava conversando com meu irmão Vicente que se sentia triste com muitos que estavam “dando milho aos pombos nas praças” e nem, nem, para a maior proposta de vida de todos os tempos que é o Espiritismo, cristianismo redivivo. Falei que é e sempre será assim, pois Deus conta com os ocupados, pois os desocupados não conseguem se ocupar com nada. “Olham, mas não vêem; ouvem, mas não escutam”.

Mas está aí o JEITA.


Meu coração está em festa e feliz, pois temos agora uma dupla que irá trabalhar com a juventude e as minhas filhas podem ter a oportunidade de se educar com a proposta moral de equilíbrio que a Doutrina Espírita nos passa. A escola instrui, te ensina matemática, física, português, química... Direito, medicina e tudo mais. Mas aquela educação que nos faz homens de bem, ela não consegue dar.  É por isso que o JEITA surge com muita responsabilidade. Talvez seja o setor de maior importância da casa espírita. É grande a responsabilidade e é preciso ter compromisso, que a dupla, por ser consciente da proposta espírita, têm.  Foi da juventude espírita que saiu os grandes trabalhadores da causa cristã e será do JEITA que a Doutrina Espírita vai se consolidar junto à juventude itaporanguense, que agora tem este espaço para interagir e mesmo distante, ficarem sempre juntos.  A energia juvenil passa rápido como um sonho e forjar essas personalidades com a proposta de Jesus, nos dá a certeza de que nossos filhos serão felizes.

Parabéns a Paulinha e ao Vandeilton.
Parabéns aos nossos filhos
Sigamos em frente, Jesus está conduzindo esta nau.



“Nossa Juventude Espírita tem um caminho a percorrer”... Um belo caminho.