quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sertão Jovem - O Local



 
        Desde 2009, o Sertão Jovem é realizado em um local iluminado por Deus e abraçado pelo Cristo todos os dias: O Colégio Diocesano Dom João da Mata, o nosso querido Ginásio. Eu sou um pouco suspeito para falar desse colégio, pois minha formação acadêmica e civil, em parte, é fruto daquele lugar que, para mim, é o “cantinho” mais especial de Itaporanga. Lá eu me sinto em casa...
Mas não sou o único, todos os participantes das últimas duas edições também são possuidores do mesmo sentimento.
Registro aqui toda a gratidão que o Movimento Espírita de Itaporanga tem aos líderes Católicos de nossa cidade, que intercedem junto à Diocese para que possamos fazer nosso humilde evento em suas locações.
NOSSO MUITO OBRIGADO!
O Ginásio é a escola referência na cidade. Sua estrutura arquitetônica é a segunda obra a ser observada assim que chegamos à cidade. A primeira é o cristo que, desde o amanhecer até o cair da noite, abraça a cidade Rainha do Vale, e nesse carinho, o ginásio é o primeiro a receber o afago simbólico do Mestre Jesus.
Hoje, o Diocesano tem suas qualidades reconhecidas (até mundialmente, através de seu aluno mais ilustre, o músico Radegundes) graças ao trabalho grandioso do saudoso Padre Zé, uma figura importantíssima para a cidade, uma das personalidades mais visionárias que essa cidade pode ver. Todo itaporanguensse tem um sentimento de gratidão e respeito ao querido Padre Zé.


Agora vocês devem estar se perguntando:

“Sertão Jovem Espírita. Evento espírita feito em colégio da Diocese?! Nossa!”.
Pois é, e ainda digo mais... Esse ano, teremos uma ajuda muito especial na ornamentação do local, um pastor da Igreja Adventista irá compor a equipe de ornamentação do 6º Sertão Jovem.


Acho que era isso que o Cristo desejava, todos unidos de mãos dadas... Os Católicos doando o local, um Pastor auxiliando um pouco no trabalho e nós espíritas, passando um pouco da mensagem do Evangelho de Jesus! Todos juntos nos trabalhos que edificam os homens!
O Diocesano conta com uma estrutura singular. São dois pisos de salas de aulas e toas elas tem a frente voltada a um pátio, com uma área espaçosa e com algumas árvores. O Padre Zé é simbolizado através de um busto que fica no centro do pátio.
No pavimento superior vão ficar os alojamentos e banheiros masculinos e também o auditório principal, onde será proferida a palestra de encerramento pelo Fred. No térreo, ficarão as três oficinas, os alojamentos e banheiros femininos e a Arena Jovem. Vejam algumas fotos do local:

Frente do Colégio

Pátio e visão dos dois pavimentos

Banheiro Masculino

Central de Água (Bebedouros)

Banheiros Femininos

Visão Geral do Pátio

Outra parte que vale comentários é a cozinha! Preparamos um cardápio especial... Vocês não perdem por esperar!

Refeitório e Cozinha
Nessa hora, a ansiedade já toma conta de nossos dias, o relógio corre mais devagar e o tempo parece não passar... Mas o sábado irá de chegar, vamos todos nos encontrar e juntos vamos acreditar o que Sertão Jovem pode mudar em nossa vida.

Aprender é viver... Vamos rumo a evolução espiritual!!!

E agora o JEITA lança um desafio aos sertanistas:
Vamos preencher o pátio com um “Coração Humano” maior que o do ano passado?!

Até lá Pessoal!

Juventude Espírita de Itaporanga

2 comentários: